top of page
Buscar

Eletroestimulação muscular ganha espaço entre lutadores na Arnold South America 2022

Atualizado: 4 de mai. de 2022

Empresa espanhola apresentou seu trabalho no Arnold South America 2022, que aconteceu neste ultimo fim de semana, em São Paulo.


Bastam 20 minutos de exercícios, duas ou mais vezes na semana, para conseguir preparação física, prevenir lesões - principalmente musculares - e se recuperar dos treinos e competições. São atividades de alta intensidade, trabalhando simultaneamente até 350 músculos, dinâmicas e de curta duração que equivalem a um treino convencional de uma hora e meia. Essa é a proposta da empresa espanhola WIEMSpro, especializada em EMS (do inglês, Electro Muscle Stimulation), ou eletroestimulação muscular de corpo inteiro, a primeira no mundo a trabalhar com sistema wireless.


Além dos diversos benefícios, como ganho de força, resistência e recuperação muscular, a EMS pode ser utilizada por praticantes das mais variadas modalidades esportivas, entre elas de lutas e artes marciais. Por isso tudo, se tornou uma tendência e vem conquistando espaço entre os atletas, aliando treinamentos de técnica com força, conforme explicou Xavier Iglesias, CEO da WIEMSpro no Brasil.



- A tecnologia EMS é uma ferramenta para trabalhar de forma mais eficiente a musculatura em vários sentidos e vem sendo muito utilizada por atletas de qualquer tipo de esporte. Indo além, é uma ferramenta voltada para qualquer pessoa. Se for um lutador ou um idoso, vamos modulá-la para atuar nos músculos dessa pessoa de acordo com seus objetivos e necessidades. O treino de um canoísta, por exemplo, será diferente de um tenista, um corredor ou uma pessoa normal. Com o nosso equipamento, é possível modular o traje para esse treinamento e também potencializar a eletroestimulação muscular nos locais necessários. Qualquer atleta consegue aprimorar sua força enquanto treina a parte técnica - afirmou Xavier.

Na prática, os impulsos são gerados por um dispositivo compacto e depois transmitidos aos grupos musculares desejados através de um traje com eletrodos cuidadosamente localizados no ponto motor dos músculos. Ao imitar os sinais enviados pelo sistema nervoso central, os impulsos da eletroestimulação geram a contração muscular. Todo esse processo gerou o conceito de EMS Training, desenvolvido pela WIEMSpro com atletas de alto rendimento e aperfeiçoado através de um laboratório da companhia na Espanha, além de um centro de treinamento exclusivo em São Paulo.


Inaugurado em setembro do ano passado e batizado de e-4TECH, o centro de treinamento conta com 500m², sendo o primeiro e maior CT de EMS que existe, e é aberto para experimentação. De acordo com Xavier, seu objetivo é servir de apoio para os atletas na parte de treinos, com equipamentos e médicos especializados, além de ser um showroom da WIEMSpro Brasil. Por lá, lutadores como Paty Lage e William Lima, campeões mundiais de Jiu-Jitsu e Judô, respectivamente, entre outros, já vêm se aproveitando da estrutura e dos benefícios do EMS Training.

- Queremos nos comunicar no Brasil através do esporte, e por isso, além de todo o trabalho realizado no CT, também estamos apoiando os atletas. Atualmente contamos com uma equipe de 13 atletas, entre eles quatro campeões mundiais nas modalidades Esgrima, Boxe, Jiu-Jitsu e Judô, mas também temos representantes do Surfe, Atletismo, Futebol e outros esportes. E a ideia é seguir aumentando esse time - completou. WIEMSpro Brasil presente no Arnold South America Maior evento multiesportivo da América do Sul, reunindo em um mesmo lugar exposições, congressos e competições nos segmentos de nutrição esportiva, equipamentos, lutas, fitness e qualidade de vida, o Arnold South America 2022 aconteceu, no Expo Center Norte, em São Paulo. E claro, a WIEMSpro Brasil esteve presente. Localizado no Fight Pavilion, o espaço da marca servirá como um showroom dos equipamentos e da metodologia WB-EMS Training (eletroestimulação muscular de corpo inteiro). Além disso, esteve presente cinco atletas de destaque e parceiros da marca.



Campeões presentes no evento: - Paty Lage - campeã mundial de Jiu-Jitsu - Rose Volante - campeã mundial de Boxe - Will Lima - campeão mundial de Judô - Jaime Ruiz - paratleta e referência no Caratê - Pablo Vitor - campeão brasileiro de Boxe


bottom of page